quarta-feira, 11 de abril de 2012

Conselhos sábios em provérbios 1



A. DEFINIÇÕES: INTELIGÊNCIA Q.I. , INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL, SABEDORIA

Primeiro veio o QI (Índice de Inteligência), depois veio o QE (Quociente Emocional), popularizado por Daniel Goleman. Agora Danah Zohar criou o conceito de Inteligência Espiritual – como as pessoas usam significado, visão e valores para pensar e decidir.
a) Inteligência ‘intelectual' trata do que pensamos.
b) Inteligência emocional trata do que sentimos.
c) Inteligência espiritual trata de quem somos.
Esta última inteligência é que mais nos diferencia de máquinas, computadores e outros animais, porque é a que nos dá o senso de propósito, valor e sentido na vida.
Quociente de inteligência (abreviado para QI, de uso geral) é uma medida derivada da divisão da idade mental pela idade cronológica, obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas (inteligência) de um sujeito, em comparação ao seu grupo etário.
Classificação :
· QI acima de 140: Genialidade
· 120 - 140: Inteligência muito acima da média
· 110 - 120: Inteligência acima da média
· 90 - 109: Inteligência normal (ou média)
· 80 - 89: Embotamento
· 70 - 79: Limítrofe
· 50 - 69: Cretino
· 35 - 50: Debilidade moderada
· 20 - 35: Debilidade severa
· QI abaixo de 20: Debilidade profunda
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O que é Inteligência Emocional : A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas. Divide-se em:
Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva. .
INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
A inteligência espiritual tem a ver com o sentido do que faço. Quantos de nós já parou para pensar: por que eu faço isso? Por que trabalho nesta profissão? Isso me realiza?
Esse termo é bíblico: Cl 1:9-10 : Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; 10. Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.
INTELIGÊNCIA X SABEDORIA
O inteligente sabe o que é certo, mas não aplica. Podemos citar Cazuza e Renato Russo como homens inteligentes. O sábio não somente sabe, mas aplica na sua vida. Na Bíblia, inteligência espiritual é sinônimo sabedoria. No v. 9 “sabedoria e inteligência espiritual” são uma forma de enfatizar, mas são uma mesma coisa.
Inteligência espiritual, segundo a Bíblia, é a capacidade de entender e aplicar nas nossas vidas o ensino que nela está escrito.

B. CONSELHOS SÁBIOS PARA A VIDA EM PROVÉRBIOS

1. NÃO SE ENVOLVA, EM HIPÓTESE ALGUMA, COM A MULHER ADÚLTERA.
ADULTÉRIO AURÉLIO: infidelidade conjugal
FORNICAÇÃO: pecado de luxúria (lascívia, sensualidade)
O que é uma mulher adúltera? Aquela que sem envolve com um homem casado ou que é casada e se envolve com um homem solteiro. Ou ainda casado com casada. SOLTEIRO NÃO ADULTERA COM SOLTEIRO, PRATICA FORNICAÇÃO..
POR QUE NÃO ADULTERAR?

a. ADULTERAR É BRINCAR COM A MORTE: Pv 2: 18 pois a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para as sombras. 19 Nenhum dos que se dirigirem a ela, tornara a sair, nem retomará as veredas da vida.
Pv 6: 34 porque o ciúme enfurece ao marido, que de maneira nenhuma poupará no dia da vingança. 35 Não aceitará resgate algum, nem se aplacará, ainda que multipliques os presentes.
7:. 22 Ele a segue logo, como boi que vai ao matadouro, e como o louco ao castigo das prisões; 23 até que uma flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço, sem saber que está armado contra a sua vida. 24 Agora, pois, filhos, ouvi-me, e estai atentos às palavras da minha boca. 25 Não se desvie para os seus caminhos o teu coração, e não andes perdido nas suas veredas. 26 Porque ela a muitos tem feito cair feridos; e são muitíssimos os que por ela foram mortos. 27 Caminho de Seol é a sua casa, o qual desce às câmaras da morte.

b. VOCÊ PERDE DINHEIRO: Pv 5:. 7 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca. 8 Afasta para longe dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa; 9 para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis; 10 para que não se fartem os estranhos dos teus bens, e não entrem os teus trabalhos na casa do estrangeiro.
29: 3 O que ama a sabedoria alegra a seu pai; mas o companheiro de prostitutas desperdiça a sua riqueza .

c. QUANDO VOCÊ VOLTAR A SI E SE ARREPENDER SERÁ TARDE: Pv 5:. 11 e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, 12 e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão! 13 e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido! 14 Quase cheguei à ruína completa, no meio da congregação e da assembléia.

d. VOCÊ FICARÁ TÃO ENDURECIDO QUE NÃO ENXERGARÁ SUA RUÍNA, NEM ACEITARÁ CONSELHOS: Pv 5: e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão! 13 e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido!

e. VOCÊ FICARÁ FORA DE SÍ, E FARÁ COISAS QUE NORMALMENTE NÃO FARIA: 5:22 Quanto ao ímpio, as suas próprias iniqüidades o prenderão, e pelas cordas do seu pecado será detido. 23 Ele morre pela falta de disciplina; e pelo excesso da sua loucura anda errado.

f. ESTARÁ DESTRUINDO A SI PRÓPRIO: Pv 6: 27 Pode alguém tomar fogo no seu seio, sem que os seus vestidos se queimem? 28 Ou andará sobre as brasas sem que se queimem os seus pés? 29 Assim será o que entrar à mulher do seu próximo; não ficará inocente quem a tocar. 32 O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói-se a si mesmo, quem assim procede. 33 Receberá feridas e ignomínia, e o seu opróbrio nunca se apagará;

CARACTERÍSTICAS DA MULHER ADÚLTERA

A. ELA É MÁ : Pv 6:24 para te guardarem da mulher má.
Ela não se importa com voe ou com sua família. Ela “quer ser feliz”, mesmo que para isso tenha que destruir o seu lar. Ela vai lhe ligar no trabalho, passará trotes para sua esposa, lhe ameaçar ou o que for preciso para alcançar seu objetivo.

B. DESCARADA: 7: 13 Pegou dele, pois, e o beijou; e com semblante impudico lhe disse: 14 Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos. 15 Por isso saí ao teu encontro a buscar-te diligentemente, e te achei. 16 Já cobri a minha cama de cobertas, de colchas de linho do Egito. 17 Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo. 18 Vem, saciemo-nos de amores até pela manhã; alegremo-nos com amores.

C. MUITAS VEZES É SEPARADA: Pv 2: 17 a qual abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus;

D. VESTE-SE INDECENTEMENTE: 7: 10 e eis que uma mulher lhe saiu ao encontro, ornada à moda das prostitutas.

E. GOSTA DE CHAMAR A ATENÇÃO: 7: 11 Ela é turbulenta e obstinada (não desiste enquanto não alcança o objetivo)

F. ASTUTA: 10 e eis que uma mulher lhe saiu ao encontro, ornada à moda das prostitutas, e astuta de coração.

G. SE FAZ DE VÍTIMA: 30: 20 Tal é o caminho da mulher adúltera: ela come, e limpa a sua boca, e diz: não pratiquei iniqüidade.

MODUS OPERANDI DA MULHER ADÚLTERA

a. É SEDUTORA: 25: ... nem te deixes prender pelos seus olhares.

b. FALA SUAVEMENTE: a principal arma dela é a palavra.

Pv 5: 3 Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite; 4 mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Pv 6: 24 ...e das lisonjas da língua da adúltera Pv 2: 16 e para te livrar da mulher estranha, da estrangeira que lisonjeia com suas palavras; 7: 5 para te guardarem da mulher alheia, da adúltera, que lisonjeia com as suas palavras 21 Ela o faz ceder com a multidão das suas palavras sedutoras, com as lisonjas dos seus lábios o arrasta.

c. ESTÁ SEMPRE ATRÁS DE UMA POSSÍVEL VÍTIMA: 26 Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a adúltera anda à caça da própria vida do homem. Não se contenta com um pouco de dinheiro, ela quer sempre mais.
7: 11 Ela é turbulenta e obstinada; não param em casa os seus pés; 12 ora está ela pelas ruas, ora pelas praças, espreitando por todos os cantos.
Num ambiente, ela está olhando à caça de uma possível presa.

d. CALCULA TODOS OS RISCOS:: 7: 19 Porque meu marido não está em casa; foi fazer uma jornada ao longe; 20 um saquitel de dinheiro levou na mão; só lá para o dia da lua cheia voltará para casa.

e. AGE NA SURDINA COMO LADRÃO: 23:27 Porque cova profunda é a prostituta; e poço estreito é a aventureira. 28 Também ela, como o salteador, se põe a espreitar; e multiplica entre os homens os prevaricadores.
Age como amiga da mulher casada e, por trás, seduz seu marido, furtivamente como um ladrão que age nas trevas.

f. NÃO MEDE CONSEQUÊNCIAS: Pv 5: 5 Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Seol. 6 Ela não pondera a vereda da vida; incertos são os seus caminhos, e ela o ignora.
Cuidado, mulheres! Não queiram intimidade com ela, pois não pensará duas vezes antes de tentar seduzir seu marido.

Uma adolescente alegre e brincalhona não é uma adúltera, mas uma namoradeira é uma grande candidata a vir a ser. Uma mulher que casa virgem tem mais chance de vir a ser fiel ao marido do que uma que teve muitos amantes. Isso vale também para o homem. NÃO QUEIRAM SE CASAR COM PESSOAS ASSIM!

CONSELHO: Pv 5:. 15 Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço. 16 Derramar-se-iam as tuas fontes para fora, e pelas ruas os ribeiros de águas? 17 Sejam para ti só, e não para os estranhos juntamente contigo. 18 Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. 19 Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente. 20 E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera? 21 Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas.


2. NÃO SEJA FIADOR DE NINGUÉM Provérbios 6:1-5

22: 26 Não estejas entre os que se comprometem, que ficam por fiadores de dívidas. 27 Se não tens com que pagar, por que tirariam a tua cama de debaixo de ti? 17:18 O homem falto de entendimento compromete-se, tornando-se fiador na presença do seu vizinho. 20:16 Tira a roupa àquele que fica por fiador do estranho; e toma penhor daquele que se obriga por estrangeiros. 27: 13 Tira a roupa àquele que fica por fiador do estranho, e toma penhor daquele que se obriga por uma estrangeira.

JÁ SOU FIADOR, O QUE FAZER?

Pv 6: 1 Filho meu, se ficaste por fiador do teu próximo, se te empenhaste por um estranho, 2 estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca. 3 Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu próximo; vai, humilha-te, e importuna o teu próximo; 4 não dês sono aos teus olhos, nem adormecimento às tuas pálpebras; 5 livra-te como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Condições para comentários
Serão deletados todos comentários Racistas, Difamatórios, Anti-Cristãos enfim, que não se coadunem com a linha editorial saudável seguida por este Blog. Deus abençoe aos que contribuirem para um debate construtivo e democrático. Use sua criatividade e inteligência e deixe um comentário marcante, honesto e justo, que revele SOMENTE A VERDADE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Homossexualismo

Postagens populares